Serviços

Consulte abaixo alguns dos nossos serviços

Solução integrada para gestão da formação profissional (projetos de formação financiados)


Apresentamos uma solução cuja finalidade é apoiar as Entidades Formadoras que têm candidaturas aprovadas, no período de 2012 – 2014, pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), no âmbito dos cursos de educação e formação de jovens (CEF), Sistema de Aprendizagem, cursos de educação e formação de adultos (EFA) e Formações Modulares Certificadas (FMC).

Esta solução é flexível, em que a Entidade Formadora cliente poderá escolher entre 3 opções, as quais apresentamos detalhadamente de seguida.



- Cedência de salas de formação (teórica e de informática):


Encontramo-nos localizados no centro da cidade de Matosinhos, junto ao Mercado Municipal, sendo muito bem assistidos por uma grande rede de transportes públicos (autocarro, metro e táxi), com paragens junto às nossas instalações.

As nossas instalações são de qualidade pedagógica inquestionável, cumprindo e excedendo todos os requisitos. As nossas salas de formação estão equipadas com mobiliário moderno e ergonómico, dispondo de todos os equipamentos adequados à formação.


Dispomos de 11 (onze) salas de formação, das quais 3 (três) são salas de informática. As nossas salas possuem as seguintes caraterísticas:

- Parque informático moderno;

- Disponibilização de um computador por formando;

- Acesso à Internet em banda larga em todas as salas de formação;

- Dimensões entre os 40 e 45 m2;

- Luz natural direta, com controlo da entrada de luz natural, assim como iluminação artificial;

- Espaço mínimo por formando de, pelo menos, 2,5 m2;

- Mobiliário moderno e confortável;

- Instalações sanitárias junto às salas de formação.



- Serviços administrativos/reprografia:


Asseguramos o apoio logístico e administrativo às ações de formação, nomeadamente:

- Fornecimento de fotocópias, mediante requisição discriminativa apresentada pelos formadores (cada cópia a 0,05€ + Iva à taxa legal em vigor);

- Limpeza da sala de formação;

- Apoio de secretariado;

- Fornecimento de marcadores (canetas) para o quadro branco;

- Disponibilização dos equipamentos necessários à formação, bem como respetiva manutenção.



- Inclui a opção anterior.

- Divulgação das ações de formação;

- Recrutamento e seleção de formandos e formadores:


Tratamos da divulgação das ações de formação e de todo o processo de recrutamento e seleção dos formandos, de acordo com os requisitos definidos pela Entidade Formadora cliente.

O processo de seleção inclui a verificação do cumprimento dos requisitos de entrada assim como a aplicação de diversas técnicas que nos permite escolher os Formandos mais adequados ao perfil desejado.

A nossa Bolsa de Formadores e Consultores é composta por profissionais, devidamente certificados, especialistas nas mais diversas áreas de educação e formação.



- Inclui a opção anterior.

- Elaboração de cronogramas:


Planeamos cada ação de formação definindo a sua calendarização de acordo com as orientações da Entidade Formadora cliente e disponibilidade dos Formadores.


- Acompanhamento técnico-pedagógico:


A nossa equipa de técnicos e assistentes de formação são responsáveis por todo o apoio e acompanhamento aos Formandos e Formadores.

O nosso acompanhamento das ações de formação é contínuo e permanente, baseando-nos, para tal, na auscultação dos Formadores e na satisfação dos Formandos, nomeadamente através da aplicação de questionários de avaliação da reação e de avaliação do desempenho dos formadores, incluindo a perspetiva dos formandos.



- Auditoria aos Dossiers Técnico-Pedagógicos:


Auditamos os DTP, verificando se todos os elementos se encontram incluídos, de acordo com os requisitos legais, designadamente:

a) Programa da ação e respetivo cronograma;

b) Manuais e textos de apoio, bem como a indicação de outros recursos didáticos a que a formação recorra, nomeadamente os meios audiovisuais utilizados;

c) Indicação dos formadores que intervêm na ação, contrato de prestação de serviços, se forem externos, e CAP, quando tal seja exigido de acordo com a legislação nacional nesta matéria aplicável;

d) Ficha de inscrição dos formandos, informação sobre o processo de seleção, contratos de formação, os quais, nos termos da legislação aplicável, devem conter, nomeadamente, a descrição da ação que o formando vai frequentar, a indicação do local e horário em que se realiza a formação, o montante do subsídio de formação a atribuir e a obrigatoriedade de realização de seguros de acidentes pessoais;

e) Sumários das sessões formativas e relatórios de acompanhamento de estágios, visitas e outras atividades formativas e não formativas, devidamente validadas pelos formadores ou outros técnicos responsáveis pela sua execução;

f) Fichas de registo ou folhas de presença de formandos e formadores;

g) Provas, testes e relatórios de trabalhos e estágios realizados, assim como pautas ou outros documentos que evidenciem o aproveitamento ou classificação dos formandos;

h) Avaliação do desempenho dos formadores, incluindo a perspetiva dos formandos;

i) Informação sobre as atividades e mecanismos de acompanhamento para a promoção da empregabilidade dos formandos;

j) Relatórios, atas de reuniões ou outros documentos que evidenciem eventuais atividades de acompanhamento e avaliação do projeto e as metodologias e instrumentos utilizados;

k) Publicidade e informação produzida para a divulgação das ações.

Após confirmação de todos os documentos, devolvemos o DTP à Entidade Formadora cliente, com um parecer sobre todos os elementos em falta.




Elaboração de Candidaturas a Programas de Financiamento (POPH)

Dispomos de uma Equipa com comprovada experiência na realização de candidaturas de projectos de formação co-financiadas, designadamente no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Com base nas nossas competências core e know-how, prestamos um serviço de consultoria orientado para:
- Efectuar o levantamento e diagnóstico de necessidades de  formação;
- Elaborar o Projecto de Formação;
- Apresentação da Candidatura;
- Acompanhar o processo de candidatura.

A nossa intervenção centra-se nos Eixos 1, 2 e 3 do POPH:
- Eixo 1: Qualificação Inicial (Tipologias de Intervenção 1.1, 1.2 e 1.3)
- Eixo 2: Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida (Tipologias de Intervenção 2.2 e 2.3)

- Eixo 3: Gestão e Aperfeiçoamento Profissional (Tipologia de Intervenção 3.2)

Contacte-nos para mais informações

Manutenção da Certificação enquanto Entidade Formadora pela Direcção Geral do Emprego e Relações de Trabalho (DGERT)

As Entidades Formadoras anteriormente Acreditadas pela DGERT, estão agora confrontadas com o novo sistema de Certificação de Entidades Formadoras que assume, em definitivo, o modelo dos sistemas de gestão da qualidade.

Uma das principais modificações introduzidas pelo Sistema de Certificação prende-se com a valorização de práticas consolidadas de avaliação externa independente.

Neste sentido, apresentamos uma solução cuja finalidade é apoiar as Entidades Formadoras já acreditadas a manter a sua Certificação junto da DGERT nas respectivas áreas de educação e formação, incluindo a possibilidade de criação de práticas regulares e eficazes de avaliação externa independente.

A solução criada tem em consideração as seguintes orientações:
_ Autonomia do cliente: fomenta as condições para que o cliente deixe de necessitar do nosso apoio num prazo máximo de 12 meses, com excepção no que diz respeito à avaliação externa independente.
_ Inovação tecnológica: recurso a ferramentas Web 2.0 que promovem o trabalho colaborativo e à distância.
_ Flexibilidade: é simples e continuamente actualizável.
_ Economia: recorre, sempre que possível, a ferramentas tecnológicas gratuitas e a dinâmicas de trabalho à distância que eliminam custos desnecessários com deslocações.

Esquema da metodologia da nossa solução:

 

Contacte-nos para mais informações

Aluguer de Salas

Somos arrendatários de espaços privilegiados, pois as nossas instalações se situam em pleno coração de Matosinhos, numa artéria central do concelho, junto ao Mercado Municipal de Matosinhos, dotada das melhores acessibilidades e transportes públicos - STCP e de Metro -, com estações de paragem muito próximas.

As nossas instalações são de qualidade pedagógica inquestionável cumprindo e excedendo todos os requisitos definidos para o efeito.

As nossas salas de formação encontram-se equipadas com mobiliário moderno e ergonómico, dispondo de todos os equipamentos adequados à formação.

Dispomos de salas totalmente equipadas para a realização de formação informática, com capacidade até 20 pessoas, incluindo quadros interactivos multimédia.

A dimensão média das nossas salas de formação é superior a 40 m2, e dispõem de iluminação natural directa.

As nossas salas encontram-se disponíveis em horário laboral, pós-laboral e fins-de-semana.

Temos também uma Área Administrativa e de Recepção, com uma área de 50m2, onde se situa o Centro de Informação (placards informativos) e o serviço de Reprografia, disponibilizando igualmente uma máquina de snacks.

A acrescentar um Espaço Exterior - um terraço, requalificado como espaço social com dimensões de cerca de 30m2, onde os formandos podem estar confortavelmente no intervalo das sessões, incentivando a interactividade entre estes e entre os formandos e formadores.

Consulte-nos para mais informações.

Bolsa de Formadores

Oferecemos uma resposta célere e eficaz através da disponibilização de uma vasta Bolsa de Formadores.

Temos uma enorme variedade de Formadores especialistas, devidamente qualificados e especializados em diversas áreas tecnológicas e não tecnológicas.

Respondemos rápida e eficazmente a eventuais necessidades que, pela sua especificidade particular, possam não estar ainda previstas na nossa Bolsa.

A nossa Equipa de Formadores está em constante valorização das suas qualidades, quer técnicas quer pedagógicas, através de acções de actualização, especialização e/ou certificação.

Temos capacidade operacional para disponibilizar formadores a acções de formação a decorrer de Norte a Sul do País.

Temos a perfeita noção do que é ter uma acção de formação a iniciar em breve e não conseguir encontrar Formador com o perfil apropriado. Entendemos a falta que faz ter um parceiro de confiança a quem recorrer. Pode contar sempre com a INTELECTA!

Seja nosso Parceiro e tenha acesso privilegiado à nossa Bolsa de Formadores.

Gestão da Formação

O que fazemos:

- Divulgação das acções de formação:
Mediante publicação de anúncio no nosso site, cartazes, flyers, entre outros meios de divulgação.

- Tratamento de pré-inscrições e inscrições:
Tratamos de todo o processo relacionado com a recepção de pré-inscrições e inscrições, assim como efectuamos o controlo de toda a documentação exigida.
Dispomos de uma Base de Dados de candidatos a formação, nomeadamente para acções de formação EFA e Formação Modular Certificada, em várias áreas de formação.

- Selecção dos Formandos:
Somos responsáveis por todo o processo de selecção dos formandos, de acordo com os requisitos definidos pelos nossos Parceiros. Para além de uma análise curricular, aplicamos diversas técnicas que nos permite escolher as pessoas mais adequadas aos requisitos.

- Elaboração de Cronograma:
Elaboramos o Cronograma, de acordo com os objectivos dos nossos Parceiros.
O cronograma é um instrumento fulcral de planeamento e de controlo, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as actividades a serem executadas durante um período estimado.

- Seleccionamos o(a) Formador(a):
Dispomos de uma Bolsa de Formadores, os quais colaboram connosco há já vários anos. Os Formadores são seleccionados tendo em conta a área de formação do curso, os objectivos a atingir e do público-alvo.
Os nossos Formadores possuem a formação científica, técnica, pedagógica e profissional, que garante a elevada qualidade das acções de formação por nós organizadas.

- Definição e preparação dos locais da formação:
Dispomos de salas de formação devidamente equipadas para a realização de acções de formação. Disponibilizamos todos os equipamentos necessários à execução das mesmas, destacando-se: videoprojectores multimédia, quadros interactivos, TV, aparelhos Hi-Fi, câmaras de vídeo.

- Acompanhamento da acção de formação:
Todo o apoio e acompanhamento aos Formandos e Formadores são efectuados pela nossa equipa.
Qualquer correcção à acção é, portanto, efectuada com a celeridade que se impõe ao bom funcionamento do processo formativo. O nosso acompanhamento das acções de formação é contínuo e permanente, baseando-nos, para tal, na auscultação dos Formadores e na satisfação do Formando.

- Auditoria aos Dossiers Técnico-Pedagógicos:
Auditamos os dossiers técnico-pedagógicos, verificando se todos os elementos se encontram incluídos, de acordo com os requisitos legais.
Após confirmação de todos os documentos, devolvemos o DTP aos nossos Parceiros, com um parecer sobre todos os elementos em falta.

PARCERIAS

Últimas áreas selecionadas

  • 213 Áudio-visuais e produção dos media
  • 421 Biologia e bioquímica
  • 142 Ciências da educação
  • 541 Indústrias alimentares
  • 482 Informática na óptica do utilizador
  • 214 Design