Certificação ECDL

O QUE É A ECDL?

A ECDL é uma certificação internacional de competências nas TIC, para utilizadores, orientada para o mercado de trabalho, que atesta que o seu detentor possui as competências e conhecimentos que lhe permitem utilizar eficaz e produtivamente as principais aplicações informáticas para PC.

Neste sentido, a certificação ECDL CORE é composta por 7 módulos, que incidem sobre as 7 principais áreas das TIC mais comummente utilizadas no mercado de trabalho, nomeadamente:

  1. Introdução à Informática;
  2. Utilização do Computador e Gestão de Ficheiros;
  3. Processador de Texto;
  4. Folhas de Cálculo;
  5. Bases de Dados;
  6. Apresentações;
  7. Internet e Correio Electrónico.

Com um padrão de competências definido e reconhecido internacionalmente, a Certificação ECDL assegura aos seus detentores a mobilidade do reconhecimento das suas competências em toda a Europa e nos cerca de 150 países dos 5 continentes onde a ECDL se encontra implementada.

Identificada a nível nacional como Carta Europeia de Condução em Informática a ECDL - European Computer Driving Licence assume-se como a Carta de Condução para as Auto-estradas da Informação e Conhecimento, tendo como principais objectivos:

  • Ultrapassar a designação vaga e comum utilizada nos curriculae vitae "Conhecimentos de Informática na Óptica do Utilizador" e garantir um padrão objectivo de competências;
  • Promover uma melhor utilização dos equipamentos informáticos e consequentemente a produtividade dos colaboradores das Empresas e Entidades públicas e privadas, assim como a rentabilização dos investimentos em TIC;
  • Validar competências e conhecimentos no domínio das TIC, através de um Certificado reconhecido em toda a Europa e Internacionalmente em cerca de 150 países.

A certificação ECDL Expert, é composta por 4 módulos avançados de: Processador de Texto, Folhas de Cálculo, Bases de Dados e Apresentações.

DESTINATÁRIOS

A ECDL é uma Certificação independente da idade, das habilitações académicas, do estatuto social e da experiência ou formação em informática.

Destina-se as todas as pessoas que utilizem ou venham a utilizar o computador no seu dia-a-dia, seja a título profissional ou pessoal, seja um não especialista ou um Licenciado em Sistemas de Informação e Comunicação.

PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES

Cada candidato deverá avaliar a sua preparação antes de se propor a exame. A INTELECTA aconselha que consulte o programa dos exames contido no Syllabus ECDL V4.

O Syllabus, ou conteúdos programáticos sobre os quais incidem os exames dos módulos da ECDL, são públicos e encontram-se disponíveis para consulta na página da ECDL Portugal (www.ecdl.pt), permitindo deste modo orientar o seu estudo de preparação para os mesmos.

Com esta informação estará certamente em melhores condições para decidir se poderá propor-se de imediato a algum exame ou mesmo a todos, ou pelo contrário, se precisa de algum tipo de preparação para todos, ou apenas para alguns dos módulos.

Neste último caso, a INTELECTA tem disponíveis cursos de preparação para os exames ECDL. Para mais informações, é favor consultar Plano de Formação.

Na eventualidade de pretender um acompanhamento mais individualizado, a INTELECTA também disponibiliza aulas particulares de preparação para os exames ECDL. Estão disponíveis pacotes de 10, 20 ou 30 horas, em função das necessidades do candidato. Consulte-nos para mais informações.

O PROCESSO DE EXAME

Para dar início ao processo de certificação e realizar os exames ECDL, o candidato deverá em primeiro lugar dirigir-se à INTELECTA ou contactar através de e-mail (geral@intelecta.pt) ou telefone (220 938 023), manifestando o seu interesse.

Consulte aqui a Tabela de Preços de todos os produtos ECDL disponíveis.

Agendamento de Exames

Para agendar Exames ECDL, o candidato tem à sua disposição as seguintes possibilidades:

  • 1. Datas previamente definidas pela INTELECTA. Consulte aqui o Calendário de Exames para 2012.
  • 2. Em qualquer dia da semana, de 2ª a 6ª-feira, entre as 10h e as 22h, e ao sábado, entre as 10h e as 13h.

Em ambas as situações, o candidato deverá comunicar à Intelecta a(s) data(s), horário(s) e respectivo(s) exame(s) com um mínimo de antecedência de 72 horas à data de exame pretendida.

Inscrição em Exames

Para formalizar a inscrição em qualquer um dos Exames, o candidato deverá entregar à INTELECTA a Ficha de Inscrição devidamente preenchida com, pelos menos, uma semana de antecedência.

No momento da primeira inscrição, o candidato deverá entregar à INTELECTA cópia do seu Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte.

Caso ainda não o possua, o candidato deverá, de seguida, adquirir o seu Cartão de Registo de Competências em Informática (CRCI).

O Cartão de Registo de Competências Informáticas é o documento de identificação do Candidato no sistema de certificação ECDL, numerado, pessoal e intransmissível, onde são averbados os exames dos módulos que o Candidato realizou com sucesso.

Realização dos exames

Os candidatos inscritos para um determinado dia e hora, deverão comparecer na INTELECTA 15 minutos antes do início dos exames. Só serão tolerados atrasos até 5 minutos depois da hora marcada para o início do exame. Excedido este limite, não será permitida a realização de exame naquele dia ao candidato atrasado.

Não existindo condições de precedência entre os módulos, cada candidato escolhe o seu plano de sequência de exames.

Na data do exame, o candidato deverá apresentar-se munido do CRCI assim como do documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Passaporte, etc.).

PARA SABER MAIS SOBRE A ECDL

ECDL Portugal: www.ecdl.pt
Fundação ECDL: www.ecdl.com

Últimas áreas selecionadas

  • 727 Ciências farmacêuticas
  • 213 Áudio-visuais e produção dos media
  • 421 Biologia e bioquímica
  • 142 Ciências da educação
  • 541 Indústrias alimentares
  • 482 Informática na óptica do utilizador